A visitar

Mergulhámos nas Azenhas d´El Rei. A água estava a 25 graus

Quase sem darmos por isso, o Verão já soma mais de um mês. Entre quem está, já esteve e estará ainda de férias com os dias passados pelos areais e refrescantes  mergulhos. Se já escolheu o seu paraíso para o merecido descanso, aproveite ao máximo. Se ainda não decidiu, espreite esta sugestão, onde, entre várias ofertas, vai encontrar água a 25 graus. E às vezes mais
 
TEXTO | Roberto Dores
 
   Estamos nas margens da praia fluvial que há três se juntou à lista de spots a visitar pelo grande lado de Alqueva. As Azenhas d´El Rei mostram os seus atributos balneares em Montejuntos, no concelho do Alandroal, onde o areal se estende próximo dos 150 metros. Digamos que estão propositadamente encaixados com o antigo vale do rio. Uns metros acima está a relva, que empresta um colorido verde à praia, onde a Bandeira Azul foi um galardão conquistado ainda antes (curiosamente) da praia abrir ao público.

 
Ganhou o epíteto de primeiro «paraíso de Alqueva». Afinal se começarmos por descer o Guadiana, as Azenhas d´El Rei traduzem a primeira praia do maior lago artificial da Europa.

   Agora repare no rol de ofertas: Zona de sombras, posto de socorro e vigilância, acesso à água para pessoas com mobilidade condicionada, painéis informativos e torre de vigia. Mais? Restaurante e bar de apoio, rampa de entrada e saída de barcos, ancoradouro para facilitar a prática de desportos náuticos, casas de banho e duches públicos, zona de merendas e parque de estacionamento. No futuro, terá ainda um parque de autocaravanas. 

   Três anos depois, a autarquia deu por bem empregue o investimento de um milhão de euros, tendo 300 mil sido canalizados para a reparação da estrada de acesso à praia. Atenção: conduza com prudência, porque a via é estreita.

  Além de ter dinamizado o turismo e a economia da região, a área de recreio de que se fala está ter outros impactos, sobretudo, ao nível da valorização das aldeias.

   Como o Sul Ibérico já noticiou, tanto Montejuntos como Ferreira de Capelins - as duas localidades mais próximas da praia - registam há três anos um aumento da procura de habitação, mas também houve lugar para a fixação de novos negócios na terra. A reter ainda o facto de ter subido o número de dormidas no concelho, atestando a subida a pulso do turismo por estas paragens.

   O presidente da Câmara do Alandroal, João Maria Grilo, já destacou o aproveitamento que o concelho tem logrado fazer perante o potencial oferecido pelo acesso à água à boleia de Alqueva. Vai um mergulho?

Artigos Relacionados

« Voltar