Notícias

2024-09-15

Primeira viagem entre Portugal e Macau é celebrada em Milfontes

O encerramento das Comemorações do Centenário da primeira Viagem Aérea Portugal - Macau (1924 – 2024) acontecerá no dia 21 Setembro, em Vila Nova de Milfontes, com um programa dedicado à história e à homenagem deste feito pioneiro da aviação portuguesa
 
   O Município de Odemira, a Força Aérea Portuguesa e a Universidade do Porto associaram-se para assinalar a efeméride, levada a cabo por Brito Paes, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia, concretizando um feito pioneiro e emblemático na aviação internacional.

   O programa das comemorações, que decorre desde Abril, é organizado em parceria com várias entidades nacionais e internacionais, com a participação das famílias, e culminará no concelho de Odemira, território de origem do Comandante Brito Paes, onde foi iniciada a viagem aérea.

   Pelas 11.00 horas será visitado o local de descolagem da Viagem Aérea Portugal-Macau, no Campo dos Coitos, junto a Vila Nova de Milfontes, com explicação do historiador António Quaresma, momento que será assinalado com a passagem de aviões da Força Aérea. Para as 12.30 horas está agendado um momento de homenagem da Força Aérea Portuguesa, com descerramento de placa comemorativa no Largo da Barbacã.

   A partir das 15.00 horas o programa de actividades decorrerá no Colégio Nossa Senhora da Graça, com a realização de uma Mesa de Conferências, que terá a moderação de Isabel Morujão (do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto – FLUP/ CITCEM e coordenadora científica das Comemorações), com a apresentação dos temas “De Portugal a Macau - A viagem” pelo Coronel Carlos Mouta Raposo (director do Museu do Ar), “Regresso a Milfontes. O momento ‘humilde e grande’ da consagração” por António Quaresma (investigador e historiador) e “Milfontes porquê? – homenagem a um tempo da aviação pioneira” por Henrique Henriques-Mateus (Direcção Histórico-Cultural da Força Aérea).
 

Artigos Relacionados

« Voltar