Notícias

2024-07-16

«Praia das Azenhas d´El Rei permite milhares de desenhos»

 
A garantia é dada por João Luciano, um «urban sketcher» que é professor de Educação Visual em Borba e residente em Elvas. Uma visita à praia de Montejuntos, no concelho do Alandroal, inspirou-o para dois desenhos que aqui exibimos: O restaurante Raya e a paisagem que se estende pelo espelho de água
 
TEXTO | Roberto Dores
 
   «Encontrei uma paisagem magnífica. É um espaço muito bem conseguido», sublinha João Luciano, revelando que a esplanada do restaurante Raya foi o primeiro a ter tradução no caderno do artista. Eis as fontes de inspiração: «É uma esplanada muito agradável, com a ementa enquadrada no rio e na região. Tem uma carne fantástica. Depois está muito bem decorada, em sintonia com a natureza e tem boa música», descreve.


   A inspiração para o segundo desenho surgiu-lhe quando estava deitado na praia. «Uma pessoa deita-se e começa a ver aquela paisagem magnífica. Tudo calmo, boa temperatura da água, muita segurança e areia até às bóias. Os próprios nadadores salvadores são muito atentos e simpáticos. Vi que chegou alguém com mobilidade reduzida e foram logo perguntar se queria ir à água. Isso também cativa as pessoas», enfatiza este professor.

João Luciano diz que se está na presença «de um espaço tão bem conseguido que permite milhares de desenhos».

   O artista destaca os detalhes proporcionados pelos sobreiros ou pelo próprio espelho de água. «Faz uns efeitos muito giros para pintura de aguarela», acrescenta, elogiando ainda a silhueta de colinas que se avista ao longo da linha do horizonte. «Então se houver nuvens, é fantástico», refere.

   Admite que gostava de ter desenhado a escultura do lagostim à entrada da praia, mas isso ficará para outro dia. Há-de voltar. 

Artigos Relacionados

« Voltar