Notícias

2024-05-26

Museu de Borba ganhou Prémio Enoturismo. «É um orgulho para a família»

 
A Casa Museu Interactiva de Borba, das primas Rézio, recebeu o prémio de Melhor Inovação e Tecnologia, na gala «Prémio Nacional de Enoturismo APENO-AGEAS 2024»
 
   «O nosso lema foi continuar com a tradição. Foi pegar no património e dar-lhe uma roupagem nova, com recurso às tecnologias. Isso faz-nos sentir orgulhosas e felizes», destaca Amélia Rézio, enquanto Teresa acredita que esta distinção «poderá vir a ser  um motor» para que o museu passe a ser  «mais conhecido e tenha mais visitas».

   O museu de Borba, que conquistou o prémio para «Melhor Inovação e Tecnologia», convida a conhecer o processo de produção de vinho em talha. A mesma técnica ancestral que chegou por cá pela mão dos romanos.

   A casa, datada do século XIX, laborou na produção de vinho até 1957, quando a Adega Cooperativa de Borba começou a funcionar.

   Pelos dias de hoje até parece que as próprias paredes contam histórias sobre a velha adega, olhando para as 46 talhas originais que percorrem o interior do edifício. O vinho era, naturalmente, o rei, mas também daqui saía vinagre e aguardente.

Artigos Relacionados

« Voltar