Notícias

2024-09-13

Ministro da Defesa diz que Olivença deve ser entregue a Portugal

 
O ministro da Defesa, Nuno Melo, não se fez rogado e respondeu, sem hesitar, à pergunta de um jornalista sobre a secular polémica em torno da soberania de Olivença:  «Olivença é portuguesa, naturalmente», sustentou o governante esta manhã de sexta-feira, durante a cerimónia militar comemorativa dos 317 anos do RC3, em Estremoz, onde «moram», precisamente os «Dragões de Olivença»
 
TEXTO | Roberto Dores
 
   Insistiu ainda Nuno Melo que, com base no Tratado de Alcanizes (datado de 1297), «Olivença deverá ser entregue ao Estado Português», admitindo que «muitos avaliam a circunstância numa razão caricatural».

   Relembrou, que desde o Tratado de Alcanizes que Portugal tem as fronteiras mais antigas definidas, «excepto esse bocadinho no que toca Olivença», mas acrescentou que «Portugal não reconhece Olivença como sendo território espanhol». 

   Aliás, em pleno Regimento de Cavalaria 3 - onde também recebeu formação militar, o ministro da Defesa destacou que «estes Dragões são de Olivença por alguma razão», admitindo que ele tem abordado o tema ao longo dos anos, dando o exemplo da posição assumindo no próprio Parlamento Europeu, quando exercia funções de eurodeputado. «A realpolitik é a realpolitik, mas não invalida a expressão dos direitos. E os direitos, quando são justos, deles não se abdica», concluiu Nuno Melo.

Artigos Relacionados

« Voltar