Notícias

2024-06-10

Mel com ano de ouro

As previsões da Federação Nacional de Apicultores de Portugal (FNAP) deixam em aberto um ano de excelência para a produção de mel, depois de em 2023 o sector ter vivido a pior campanha dos últimos 40 anos, com o Alentejo a assistir a uma quebra produtiva na ordem dos 90%. Algo nunca antes visto por estas paragens
 
   O optimismo dos apicultores para 2024 tem por base o facto da produção ser proveniente das florações da primavera, sendo que, contrariamente ao que aconteceu em 2023 e 2022, com condições climatéricas adversas, este ano registou um clima normal que favoreceu o trabalho das abelhas.

   É o secretário-geral da FNAP, João Casaca, quem afirma esperar-se "um ano bom para a produção de mel a nível nacional", embora ressalve que apesar de Portugal ser um país pequeno, é muito diverso em termos orográficos e climáticos.

   Ou seja, ainda podem ocorrer oscilações entre algumas regiões, tal como sucedeu, por exemplo, em 2023, quando as quebras de produção de mel foram seguramente superiores a 50% em todo o país, mas houve zonas como o Alentejo em que o golpe foi de 90%, como consequência da seca.

   Ainda assim, e embora a cresta esteja a começar por esta altura, João Casaca não deixa de antecipar um ano de "relativa normalidade", esperando-se uma produção de mel que poderá rondar entre as 14 mil e as 15 mil toneladas. Não há dados oficiais relativos ao ano passado -  o Instituto Nacional de Estatística deve divulgar mais tarde -, mas face a 2022, estima, tratar-se-á de um aumento na ordem dos 20%.

Artigos Relacionados

« Voltar