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2024-05-15

Segurança Social de Évora é líder nacional. E com todos os objectivos cumpridos

O Centro Distrital de Évora registou 49 indicadores em «cumprimento ou superação», sem registo de situações de incumprimento. Portalegre ficou em quarto lugar e Beja em décimo, segundo o Relatório de Actividades de 2023 do Instituto de Segurança Social a que o Sul Ibérico teve acesso

TEXTO | Roberto Dores
 
   De acordo com o documento, que está em aprovação, o Centro Distrital de Évora alcançou o resultado mais elevado a nível nacional, com um grau de concretização de 133%, em termos do desempenho global, enquanto no parâmetro da «Qualidade» alcançou também o primeiro lugar no ranking dos 18 distritos portugueses. Santarém ficou em segundo e Guarda em terceiro.

   A súmula de resultados alcançados em 2023 em QUAR (Quadro de Avaliação e Responsabilização) exibe um grau de concretização global de 112%, tratando-se de um resultado que deriva do cálculo de três parâmetros: Eficácia, Eficiência e Qualidade. 

   O Centro Distrital de Évora é ainda citado no relatório como tendo sido o serviço que apresentou a execução mais elevada do país, garantindo um nível de desempenho com um grau de concretização de 118%,

   Os serviços eborenses concluíram o exercício referente ao ano de 2023, registando 49 indicadores em cumprimento ou superação, 16 indicadores sem monitorização e sem indicadores em situação de incumprimento. Ou seja, zero objectivos incumpridos). 

   Quer isto dizer, que o Centro Distrital de Évora representa o único entre os 18 do país que não tem nenhum objectivo em incumprimento. Os centros de Coimbra e Santarém apresentaram o segundo menor número de objectivos em incumprimento, com quatro ocorrências cada.

Contactado pelo Sul Ibérico para reagir à notícia, o director do Centro Distritral de Évora, José Domingos Ramalho,  preferiu não comentar, porque o relatório está em aprovação, remetendo os resultados para «o trabalho de toda a equipa».
 
   O desempenho do Instituto de Segurança Social no Plano de Acção apresenta um grau de concretização médio de 114%, destacando-se a superação ou cumprimento de 69% dos indicadores activos e um incumprimento de 29% (41 objectivos incumpridos).

   Destaca-se ainda, na análise ao ranking global, por objectivo estratégico, a obtenção por Évora de dois primeiros lugares, no que diz respeito a facilitar o cumprimento voluntário das obrigações e garantir a resposta imediata, personalizada e no primeiro contacto. Os serviços alentejanos somaram ainda três segundos lugares: Garantia à eficácia e qualidade de intervenção social, direito à protecção social e prevenção da fraude e evasão contributiva e prestacional.
 

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