Notícias

2024-06-04

Mural de Estremoz vai guardar uma cápsula do tempo. Durante 50 anos

 
O desafio foi lançado às várias escolas do concelho. Todas as turmas são convidadas pela autarquia a escrever um texto que terá por mote a visão dos mais novos sobre o 25 de Abril. A proposta também contempla fotografias. Depois é tudo fechado numa cápsula do tempo, devidamente selada, que será colocada no interior do mural alusivo ao 25 de Abril de 74, que Estremoz inaugurou sábado. A ideia do Município é que dentro de 50 anos a cápsula seja aberta para que - quem cá estiver - compare o Abril de hoje com o Abril de 2074. Cem anos depois dos cravos terem saído à rua
 
TEXTO | Roberto Dores
 
   «A ideia é que os jovens e as crianças digam como vêem o país e o que representa Abril e a liberdade para elas. Ainda estamos a afinar a pergunta e os moldes em que é feita, mas vai ser interessante, para quem cá estiver, fazer a comparação dentro de 50 anos», sublinhou o presidente da Câmara de Estremoz, José Daniel Sádio.

   Enfatizou o autarca que não foi por acaso que o mural que conta a história da participação do Regimento de Cavalaria 3 na Revolução dos Cravos foi erguido junto ao parque infantil situado na zona da Porta de Santa Catarina. 

   «Quisemos aproximá-lo do espaço das crianças, para que tenham consciência de quem está ali e do que aconteceu, para que nunca caia no esquecimento», revelou o edil, para quem «são as crianças que irão concretizar Abril. Nunca está acabado e temos que lutar dia-a-dia, como está à vista no nosso país e no mundo», acrescentou.
  
A ideia da cápsula do tempo acompanha mais um passo que visa complementar o já imponente mural desenhado por Davide Alves e Miguel Gustavo. O Município anuncia que numa das alas do muro será ainda feita alusão aos presos políticos do concelho.
 

Artigos Relacionados

« Voltar