Notícias

2024-07-19

Está a nascer uma maestrina no Alandroal. Apresentamos Maria Leonor

 
Dez dos 23 anos de Maria Leonor Parreira foram passados na Banda Filarmónica do Alandroal. É flautista e uma apaixonada pela música, mas ambiciona ir mais longe. Esta quinta-feira pegou na batuta pela segunda vez na sua carreira para dirigir a «Orquestra B» da Banda Juvenil do Alentejo Central. Balanço: «Após três dias e meio de ensaio, praticamente, posso dizer que foi uma experiência enriquecedora»
 
TEXTO | Roberto Dores 
 
   Sorridente e descontraída em palco, a aspirante a maestrina ouviu uma salva palmas do público que encheu o Fórum Cultural do Alandroal. «Sou muito nova e esta partilha de conhecimento com os maestros mais velhos é muito importante para mim. Aos poucos vamos construindo  o nosso caminho», registou, consciente de que há muita estrada para andar.

   Continuemos a ouvir Maria Leonor: «Pode parecer fácil assumir a liderança da bandas. Parece que é só dar aos braços, mas tem muito mais que se lhe diga», ressalva, alertando para a importância de se ter presente questões essenciais como «comunicação, orientação, inspiração para os músicos», exemplificou.
 
   Maria Leonor Parreira não perde também de vista a prioridade que deve ser dada à passagem de «todas as ideias musicais e questões interpretativas que torna a música muito mais interessante».  A flautista quer dizer com isto o que aquilo que surge para ler na partitura são as notas e o ritmo das várias obras, mas depois «são os maestros que dão o seu toque especial». O detalhe que tanto atrai esta jovem.

   E como foi possível preparar a «Orquestra B» - composta pelos músicos mais novos da Banda Juvenil do Alentejo Central - em menos de uma semana? «O facto de cada um saber o que tem para fazer ajuda muito. Depois, os miúdos anseiam por este momento e preparam-se, com um ou dois meses de antecedência, nas suas filarmónicas ou com maestros e professores. Quando chegamos aqui o trabalho fica mais fácil e mais leve»,  resume Maria Leonor. A Música segue dentro de momentos.


A Banda  que junta quatro concelhos


120 músicos do Alandroal, Estremoz, Redondo e Borba estão dentro da Banda Juvenil do Alentejo Central, com tradução num projecto único no país, que vai no seu sétimo ano de estágio
 
 
 

Artigos Relacionados

« Voltar