Eventos

2024-05-14

Uma quinzena à mesa que «pisca» o olho a Espanha

O difícil é escolher perante a oferta de pratos de bacalhau para todos os gostos. Do wellington às línguas crocantes, passando pela sopa de feijão branco e favada de línguas, até à tiborna e pirâmide. E, claro, não podiam faltar as pataniscas nas ementas dos sete restaurantes de Arronches que a partir desta sexta-feira participam na Quinzena Gastronómica do Bacalhau. Se é apreciador do popularmente apelidado de «fiel amigo», tem motivos de sobra para se sentar a estas mesas entre 17 e 26 de Maio
 
TEXTO | Roberto Dores
 
   Mas porquê a aposta numa quinzena dedicada ao bacalhau? Escutemos João Crespo, presidente da Câmara de Arronches: «Temos aqui ao lado um público que é muito apreciador de bacalhau e esta aposta vai direccionada para Espanha», revela o autarca, anunciando que nos próximos dias será feita uma campanha promocional do evento em duas rádios da Estremadura espanhola, para tentar atrair mais visitantes do lado de lá da fronteira.

   Há vários anos que a gastronomia de Arronches vem conquistando público espanhol para a sua restauração, sobretudo aos fins-de-semana, alertando João Crespo para a vantagem da oferta contemplar uma vasta variedade de pratos. 

   Por exemplo, diz, «o bacalhau dourado é a referência para os espanhóis, mas há muito mais oferta de pratos de bacalhau para responder à procura que temos tido», enfatiza, enquanto lança um convite transversal a quem quiser sentar-se às mesas dos restaurantes de Arronches, degustando as várias iguarias confeccionadas pelos «chefes» da terra (ver participantes e respectivas ementas no fim do texto).

   Ressalva João Crespo que a quinzena vai ser aberta à «criatividade» dos autores dos pratos, desde que o bacalhau marque presença, aumentando a oferta nas ementas, ambicionando ainda o autarca aproveitar as visitas para promover as outras quinzenas gastronómicas (a próxima será em Agosto, dirigida à rota dos petiscos), a par das principais atracções turísticas do concelho. 

   Há para ver monumentos e museus, ficando a dica de que o Convento da Senhora da Luz está com actividade permanente, com porta aberta à visita de exposições.
 

Artigos Relacionados

« Voltar