Eventos

2024-07-16

Lago do Gadanha recebe 6ª Sinfonia de Beethoven. É já esta quarta-feira

Imperdível. Será a expressão que melhor se adapta ao concerto que esta quarta-feira vai ter lugar junto ao Lago do Gadanha. A partir das 21.30 horas abre-se palco à orquestra sinfónica Metropolitan Youth Symphony, de Portland, que vai interpretar a Sinfonia nº6, OP. 68, em Fá Maior, (Pastoral), de Beethoven. Trata-se de uma obra da primeira década do século XIX, que testemunha a fase mais produtiva do compositor

 
   A orquestra, que é composta por jovens músicos e tem a direcção de Raúl Gómez - Rojas, está a fazer uma tournée por Portugal e Espanha, tendo escolhido Estremoz para oferecer um espectáculo à população «pela sua forte actividade cultural e beleza patrimonial». 

   A entrada é livre para se assistir a uma obra que remonta aos anos marcados por insucessos amorosos e em que a surdez atingiu Ludwing Van Beethoven. Mas o compositor avançou implacavelmente, explodindo como génio original, adoptando, em definitivo, uma atitude romântica face à vida e à arte. 

   Um dos textos sobre a sua vida testemunha como a 6ª Sinfonia foi composta entre os anos de 1806 e 1808, mas já se encontram esboços dessa obra em blocos de notas que datam de 1802. 

   O próprio título da sinfonia deu trabalho a Beethoven. Pensou chamá-la inicialmente «Sinfonia Característica ou Lembranças da Vida Campestre». Imaginou depois chamá-la Sinfonia Pastorella, mas optou finalmente pelo nome que conhecemos hoje: Sinfonia Pastoral. 

Artigos Relacionados

« Voltar