Eventos

2024-09-10

Salão Central Eborense ganha vida 36 anos depois

 
É a contagem decrescente para a inauguração do Salão Central Eborense. É já no próximo sábado, a partir das 18.00 horas, que a Câmara de Évora volta a abrir as portas deste emblemático edifício que esteve encerrado nos últimos 36 anos. A  entrada é livre
 
   O «regresso» do Salão Central começa com uma visita a uma exposição fotográfica de retrospectiva sobre o próprio salão, intercalada com momentos de música, cante e performance. À noite, há lugar a intervenções vídeo, no Pátio do Salema, e, no auditório, concertos dos eborenses Átoa, acompanhados pelo Grupo Académico Seistetos, e da jovem cantora Bia do Mar. Durante o dia de sábado o grupo Seven Dixie faz duas arruadas pelo Centro Histórico. 

   A música animada dos anos 20 do século passado dará o mote para o convite à população para a abertura deste renovado equipamento cultural. Às 18.00, a inauguração oficial acontece no átrio do edifício e conta a actuação do Grupo de Cantares de Évora.   

   No domingo, dia 15, o Salão oferece um dia dedicado aos contos e estórias para as famílias. Às 10.00 com Bru Junça e Trulé, às 16.00 é a vez de O Chapeleiro, de Sérgio Paulo e às 18.00, para maiores de 3 anos, a sessão de teatro Ecos, pela associação Calcanhar D’ Aquiles.  

   Recorde-se que a Câmara de Évora requalificou totalmente o espaço situado no Pátio do Salema, após a conclusão das obras que representaram um investimento de 2,5 milhões de euros, com 70% do financiamento assegurado por fundos europeus. «O Salão Central torna-se num moderno equipamento multiúsos que será peça fundamental em 2027, aquando da celebração em Évora da Capital Europeia da Cultura», assinala a autarquia.

Artigos Relacionados

« Voltar