Gastronomia

2024-07-17

Tem dificuldade em escolher um melão? Damos as dicas

Facto: O melão está entre as frutas mais refrescantes do Verão. Porém, nas prateleiras dos supermercados e mercearias nem sempre é fácil saber escolher aquele que, garantidamente, está pronto a ir à faca. Neste texto avançamos algumas dicas para o leitor levar para a casa o melão que todos gostam. Nem muito verde, nem muito maduro
 
   Segundo a DECO PROteste, a escolha deve recair sobre os melões de cima, uma vez que não carregam com o peso dos outros e têm menos probabilidade de rachar.  O bom melão deve ser firme ao tacto, porque a textura mais mole significa que está demasiado maduro.

   Muito importante: não compre melão com fendas ou outros defeitos visíveis. Porém, tenha em conta que uma mancha branca não representa um defeito. Quer antes dizer que foi nessa zona que o fruto contactou com a terra antes ser colhido.

   Depois o toque é o passo essencial. Para avaliar um melão, aperte as extremidades. Um bom melão cede ligeiramente na base e o pedúnculo (pé) fica um pouco abaulado. Deverá cheirar bem a fruta fresca.

   Se mesmo assim lhe restarem dúvidas quanto à qualidade, considere a compra dos quartos ou metades, cujos interiores já estão à vista nas prateleiras. Os estudos realizados garantem que a opção é praticamente infalível, além de que estes pedaços já cortados têm de estar embalados nas lojas. 

   Já agora, se apesar de todos estes cuidados se aperceber que levou para casa um melão verde, continua a ter uma solução. Não abra o fruto. Guarde o melão num local seco e fresco até que amadureça.

FOTO | GETTY IMAGES/EYEEM
 

Artigos Relacionados

« Voltar